segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tintura à base de anilina

Alguns de nós possuem um desejo quase doentio por aqueles belos cabelos em cores berrantes como verde, azul, rosa, laranja. E infelizmente nem todos podem arcar com os preços absurdos de algumas tinturas que existem no mercado e que DESBOTAM. No orkut, há duas comunidades muito interessantes, a DIY for vixens e a Cabelos Coloridos, que oferecem materiais excelentes em várias áreas. Foi lá que descobri a belíssima tintura à base de anilina, que funcionou muito melhor que o esperado no meu cabelo. Então vamos à receita.
INGREDIENTES
Pote, pincel e luvas plásticos -vale aqui a regra da descoloração: materiais metálicos podem alterar a reação
1 palitinho de churrasco – para mexer a anilina
Anilina ortoquímica - é a anilina solúvel, indicada para artesanato. NÃO USE ANILINA COMESTÍVEL!!!
Álcool - para dissolver a anilina
1 pote de creme de hidratação branco – não use condicionador a menos que seja sua única alternativa. E o creme TEM que ser branco. Eu aconselho Silicon Treat ou Origem.
Vitamina A, Vitamina E e Semi di Lino – para dar uma “forcinha” para o cabelo. Aconselho as ampolas da Silicon Treat
Toalha Velha
Pente velho
Touca de cabelo velha
PROCEDIMENTO
NOTA: Esta tintura não pega a menos que você tenha feito uma descoloração prévia, como a que ensinei neste post.
Dissolva a anilina num pouco de álcool até desmanchá-la bem. Sempre procure uma cor mais escura do que o resultado final que você deseja.
Misture bem essa tintura concentrada de anilina no creme. Faça movimentos para eliminar as bolhas de ar e de pó. Adicione as vitaminas e continue mexendo até obter um creme homogêneo e viscoso. Mantenha na geladeira por NO MÍNIMO 1H. Eu mantive por uma noite toda.
Para aplicar, faça como as tinturas normais. Só que o tempo de reação da anilina é superior a 1h, ou seja, nada de lavar com 30 minutos. Nas primeiras lavagens ainda sairá alguma tinta, mas não se preocupe. É assim mesmo. A vantagem da anilina é que ela se mantém no fio por muito mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário